FBI fecha Megaupload e prende responsáveis pelo site
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012 // by Dikasnet //
Marcadores:
Computadores e Internet,
Lei SOPA,
noticias,
Notícias
//
0
comentários
Site de compartilhamento de arquivos é acusado de facilitar pirataria online de filmes e outros conteúdos.O Federal Bureau of Investigation (FBI) fechou ontem o site de compartilhamento de arquivos Megaupload e prendeu quatro executivos responsáveis pela operação do site, sob a acusação de pirataria de conteúdo pela internet. Outros três executivos que estavam envolvidos com o site também serão processados pelo crime. Por enquanto, o site está fora do ar e não há nenhum aviso sobre o motivo.
Kim DotCom, um dos criadores do Megaupload |
De acordo com o FBI, quatro dos sete acusados já estão presos, enquanto aguardam a decisão da Justiça sobre os crimes. Ao mesmo tempo em que os executivos foram presos na Nova Zelândia, agentes do FBI buscaram servidores do MegaUpload em outras localidades e tiraram o serviço do ar. Em diversas ocasiões, os executivos responsáveis pelo serviço já se defenderam contra as acusações de promoção de pirataria. Eles afirmam que a maior parte do tráfego do site é legal.
De acordo com o documento divulgado pelo FBI, os negócios do MegaUpload relacionados a pirataria já renderam mais de US$ 175 milhões. No documento, o FBI chama a empresa de "uma empresa criminosa global que tem membros engajados com lavagem de dinheiro e infrações de direitos autorais em escala massiva."
Um dos criadores do Megaupload, o alemão Kim Schmitz, mais conhecido como Kim DotCom, é uma figura conhecida entre hackers. Nos anos 1990, ele cumpriu dois anos de prisão na Alemanha por usar suas habilidades de programador para fraudar cartões de crédito.
Pirataria sob a mira do governo americano
A ação acontece um dia após o protesto contra os projetos de lei SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect Intellectual Property Act), que devem ser votados nas próximas semanas nos Estados Unidos. Se aprovadas, as novas leis colocarão regras rígidas para o compartilhamento de conteúdo online e dará poderes à Justiça dos EUA para fechar quaisquer sites suspeitos de pirataria na internet.